Um pouco de história

No Diário Oficial de 11 de novembro de 2019, foi publicada a Portaria Nº 108-R, foi instituída a Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar – APOIE, no âmbito da Rede Estadual de Ensino do Estado do Espírito Santo. A portaria foi resultado de longa discussão realizada entre diversos setores da SEDU, durante todo o ano de 2019, tendo em vista o aumento significativo de solicitações por parte das escolas da rede, quanto ao suporte no trato de demandas psicossociais.

A portaria define que a APOIE (Art. 1º) deve atuar na promoção de ações no âmbito das demandas psicossociais presentes no cotidiano escolar, visando contribuir para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos estudantes, bem como fomentar, junto à escola, a construção de narrativas e soluções que colaborem positivamente com o bem-estar e o rendimento escolar de cada estudante, bem como sua integração com a sociedade. A portaria define ainda, no Art. 5º, que a APOIE terá equipe nas Superintendências Regionais de Educação, bem como, (Art. 7º) que a atuação dos profissionais da APOIE/SEDU Central e das APOIE/SRE estão desvinculadas de expectativas sobre a realização de um trabalho clínico, indicando, no Art. 8º, que o atendimento direto às escolas será da competência das equipes nas SRE’s.

Em 11 dezembro de 2019, o governo federal também promulgou a Lei 13.935, que dispõe sobre a prestação de serviços de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de educação básica, considerando que as equipes multiprofissionais podem contribuir para o atendimento integral e de qualidade no processo ensino-aprendizagem. Essa lei veio ainda mais reforçar a necessidade de fomentar a atividade da APOIE e a definição de seus projetos.

Ações desenvolvidas pela Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar

  • Eixo Apoio, Acolhimento e Orientações:

       Ano de 2019: 11 escolas atendidas.

       Ano de 2020: 24 escolas atendidas.

       Ano de 2021: 05 escolas atendidas até março/2021.

  • Eixo Prevenção e Diálogos:

Divulgação de informações no site apoie.sedu.es.gov.br sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, Violências (prevenção e protocolos de notificações), bullying e cyberbullying, apoio emocional em tempos de pandemia, setembro amarelo, entre outros.

Parceria com a Secretaria de Estado da Saúde em eventos formativos com a temática: “Educação e saúde dialogando sobre a Rede de Proteção e Cuidados em Saúde às pessoas em situação de violência, 2019 e 2020.

Contribuições com o Centro de Formação de Profissionais da Educação – CEFOPE,  nas formações da “Plataforma Vivescer – Um espaço para o desenvolvimento integral de educadores” e na formação “Competência Socioemocional do Profissional da Educação” 2020.

Campanha “Card da Saudade”:

No mês de junho/2020, a APOIE promoveu a Campanha "CARD DA SAUDADE", um espaço de participação dos estudantes da rede estadual, expressando seus pensamentos, sentimentos e emoções durante o tempo de distanciamento do espaço e das rotinas da escola. Participaram 45 escolas, com um total de 329 postagens. As publicações estão disponíveis em https://padlet.com/apoieapoie/rx40dslxk2jo 

Campanha “Distantes, mas presentes”:

No mês de agosto/2020, com o objetivo de valorizar e promover a troca de experiências e a divulgação de práticas potencializadoras nesses momentos difíceis que as escolas vivenciam em função da pandemia do Coronavírus, criamos a ação "Distantes, mas presentes".

O projeto visou conhecer as experiências que algumas escolas desenvolveram e que, de alguma forma, acolhem, promovem reflexões e aproximam. Foram selecionadas 33 práticas para comporem um e-book que será fruto dessa ação.