Ações de acolhimento aos atingidos pela chuva no Sul do Estado

13/05/2024 14h29 - Atualizado em 13/05/2024 14h54

Na data de 15 de abril de 2024, a Gerência da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (G-APOIE) em parceria com a APOIE da Superintendência Regional de Educação (SRE) Cachoeiro de Itapemirim, promoveu uma grande ação de acolhimento e escuta destinada aos profissionais das escolas estaduais do município de Mimoso do Sul. A ação foi organizada na EEEFM Monsenhor Elias Tomasi, em decorrência dos impactos das fortes chuvas que assolaram a região sul do estado do Espírito Santo entre os dias 22 e 23 de março de 2024.

A programação contou com a fala de abertura e acolhimento da Superintendente Regional de Educação da SRE Cachoeiro de Itapemirim, Fernanda Ferreira Villela Vieirados gestores das unidades escolares estaduais do município e de representantes da G-APOIE e da APOIE SRE Cachoeiro de Itapemirim. Além das falas de boas-vindas e acolhimento, neste momento também foi apresentado aos profissionais das escolas o Padlet de Mensagens de Solidariedade elaborado pela G-APOIE e compartilhado entre os servidores da Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo (SEDU). O acesso ao Padlet está disponível neste link.

Durante o dia, as equipes APOIE conduziram atividades baseadas na metodologia dos círculos de diálogo e disponibilizaram espaços para acolhimento individual dos participantes pelas equipes APOIE. No total, para a realização das ações propostas, a APOIE contou com 32 profissionais de suas equipes, com a colaboração da G-APOIE, APOIE-SRE Cachoeiro de Itapemirim, APOIE-SRE Capina, APOIE-SRE Cariacica, APOIE-SRE Vila Velha, distribuídos entre equipes de suporte, acolhimento e facilitadores dos círculos de diálogo. Para a execução dos círculos de diálogo, havia em média 10 profissionais das unidades escolares participantes para cada 2 ou 3 profissionais da APOIE facilitadores da ação.

O circulo de diálogos é uma metodologia de trabalho utilizado pelas equipes APOIE, que tem como pressupostos o formato em roda, onde todos podem se ver, ter direito à fala e a serem ouvidos, fomentando também, o fortalecimento de vínculos. Uma escolha metodológica que também implica no compromisso coletivo de envolver-se neste “estar com”. Para isso, alguns combinados são realizados para dar inicio à ação coletiva, sendo eles: o respeito ao outro, à sua fala e à possibilidade de escolha do silêncio; a prerrogativa de falar sempre de si, em primeira pessoa, evitando o julgamento do outro; o sigilo das informações compartilhadas neste espaço; o cuidado com o tempo de fala, permitindo a expressão de todos presentes; incentivo ao autocuidado e à consideração das necessidades individuais, sendo disponibilizados profissionais da APOIE ao lado de fora dos círculos para realizar esses acolhimentos.

Circulo de Diálogos conduzido pelos técnicos APOIE Christine Amorim Kobi, Klebe Inácio de Araujo e Diego Correa dos Santos da direita para a esquerda.

Materiais utilizados para reflexão e diálogo durante o momento da ação coletiva.

Técnicos APOIE das SREs Cachoeiro de Itapemirim, Carapina, Cariacica Vila Velha e da G-APOIE que trabalharam na ação.

Além dessa iniciativa, as equipes APOIE da SRE Cachoeiro de Itapemirim também desempenharam um papel crucial, de 25 a 28 de março, junto com outros membros da comunidade escolar, no acolhimento inicial aos atingidos e na organização dos espaços escolares designados para esse propósito, conforme orientações da Defesa Civil Estadual e da Secretaria de Assistência Social. Seguindo os princípios dos Primeiros Cuidados Psicológicos (OPAS, 2015b), colaboraram na divulgação de informações e articulação com a rede intersetorial, visando o atendimento das necessidades básicas da comunidade, incluindo o suporte às famílias com pessoas desaparecidas no cadastramento das pessoas desabrigadas, para liberação dos donativos, entre outras ações.

Equipe APOIE na Secretaria de Assistência Social em Mimoso do Sul na primeira semana das ações de acolhimento aos atingidos pelas chuvas.

Referências:

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). Primeiros cuidados psicológicos: guia para trabalhadores de campo. Brasília-DF: OPAS, 2015b. Disponível em: GUIA_PCP_ portugues_WEB.pdf (paho.org) Acesso em: 10 mai. 2024.