Campanhas
Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), isolamento social, adaptações a novas rotinas e a saudade da escola foram desafios impostos pela distância em decorrência da Pandemia do Covid-19. No entanto, diversas instituições educacionais desenvolveram ações e projetos para aproximar os estudantes dos professores e entre si durante esse período desafiador da pandemia. Iniciativas como momentos de escuta, reflexão e empatia, ações de agradecimento e demonstrações de afeto, mensagens motivacionais fortalecendo os laços escolares, e atividades que resgatam sonhos e mantêm a presença virtual.
A equipe da APOIE - Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar, com o propósito de valorizar e compartilhar experiências enriquecedoras em meio aos desafios da pandemia de Coronavírus e seus protocolos, promoveu a Campanha "Distantes, mas presentes". O projeto buscou conhecer as práticas desenvolvidas por diversas escolas que, de alguma forma, acolhem, promovem reflexões e aproximam os envolvidos. Foram selecionados 27 projetos exemplares.
Para além das questões pedagógicas, é crucial fomentar diálogos sobre emoções, sentimentos e identidade. O resultado dessa iniciativa, com o intuito de disseminar atividades impactantes que as escolas têm produzido, foi a produção de um E-book intitulado "Distantes, mas presentes: Práticas que aproximam!".
E-book: "Distantes, mas presentes: Práticas que aproximam!"
Durante a pandemia, a APOIE promoveu a Campanha "CARD DA SAUDADE", um espaço de participação dos estudantes da rede estadual, expressando seus pensamentos, sentimentos e emoções durante o tempo de distanciamento do espaço e das rotinas da escola. A campanha teve a participação de 45 escolas, com um total de 329 postagens. Cliquei aqui para encontrar as publicações.