Fóruns Diálogos

Os Fóruns Diálogos promovidos pelas equipes APOIE visam a partilha de conhecimento e de experiências entre as equipes APOIE, professores, estudantes, pedagogos, coordenadores, diretores, supervisores escolares e profissionais de outros equipamentos da rede de proteção, promoção e garantia de direitos da criança e do adolescente. A amplitude dos públicos-alvo é flexível e ajustada conforme o tema em discussão.

A dinâmica desses eventos se caracteriza pela construção e interlocução de saberes, proporcionando um ambiente propício para a discussão de assuntos cruciais para o contexto educacional. O engajamento de diversos participantes enriquece as conversas, trazendo perspectivas variadas e promovendo uma compreensão mais abrangente das questões em pauta.

Dentre os temas já explorados, destaca-se a abordagem de questões como: os sinais de violência em crianças e adolescentes, violência autoprovocada, saúde mental, percepção e reflexão sobre as emoções, empatia e respeito, convivência na escola, comunicação não-violenta, manejo da ansiedade, busca ativa escolar, competências socioemocionais, protagonismo juvenil, indicadores de aprendizagem, cultura de paz, notificação de violências, relação professor-aluno e o fortalecimento do vínculo estudante-escola.

Essa iniciativa evidencia o comprometimento das equipes APOIE em criar espaços de diálogo enriquecedores, promovendo a construção coletiva de soluções e o fortalecimento da comunidade educacional. Os Fóruns de Diálogos não apenas abordam questões pertinentes ao contexto educacional, mas também consolidam um ambiente de aproximação, colaboração e aprendizado contínuo entre atores que compõem a comunidade escolar.

Confira alguns dos Fóruns disponíveis para acesso no canal do Youtube da SEDU/ES:

A escuta acolhedora e cuidados às crianças e adolescentes em situação de violência - II Fórum Diálogos APOIE-SRE Afonso Cláudio. Evento ocorrido em 01/12/2021 e organizado pela então equipe APOIE-SRE Afonso Cláudio, composta pela assistente social Fabíola Ferreira dos Santos e teve como palestrantes convidadas a assistente social Jaqueline da Silva e a pedagoga especialista em violência contra crianças e adolescentes Edleusa Cupertino.

Inteligência emocional e gerenciamento de conflitos - VIII Fórum Diálogos APOIE-SRE Colatina. Evento ocorrido em 30/05/2022 e organizado pela então equipe Apoie-SRE Colatina, composta pela assistente social Ana Paula Guimarães e a psicóloga Adriane Ramlow de Souza e teve como palestrante convidado o Psicólogo Charlis Silva Oliveira.

Aplicação da comunicação não violenta no cotidiano escolar - V Fórum Diálogos APOIE-SRE Nova Venécia. Evento ocorrido em 28/03/2022 e organizado pela então equipe Apoie-SRE Nova Venécia, composta pela assistente social Luana Costa Spamer e a psicóloga Diana de Oliveira Silva e teve como palestrante convidada a bacharel em direito, mediadora e conciliadora de conflitos Júlia da Matta Machado de Paula.

Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes e a Escola: defesa e garantia de direitos - V Fórum Diálogos APOIE-SRE Afonso Cláudio. Evento ocorrido em 27/05/2022 e organizado pela então equipe APOIE-SRE Afonso Cláudio, composta pela assistente social Fabíola Ferreira dos Santos e teve como palestrante convidado o assistente social, mestre em Serviço Social Thauan José Pastrello Silva.