Apoio psicossocial fortalece acompanhamento diário de estudantes de escola de Alfredo Chaves

17/05/2024 11h40 - Atualizado em 22/05/2024 13h32

Os atendimentos da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie) têm mudado a realidade da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Camila Motta, em Alfredo Chaves.

“A gente consegue observar os alunos no dia a dia da escola e, através disso, efetivamente ajudá-los. O nosso atendimento é o primeiro acolhimento para ajudá-los a desvendar seus conflitos emocionais”, destacou a assistente social Ariadine Moraes da Cruz que iniciou sua atuação na APOIE em novembro de 2023.

A Colega de trabalho, a psicóloga Ariane Luciano, informou que a iniciativa tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos estudantes, através de ações psicossociais no cotidiano escolar.

“Alunos podem carregar algumas carências e nós, profissionais, os ouvimos por meio de uma abordagem diferente, com muita compreensão e apoio. Eles criaram uma confiança enorme e tem aqui um porto-seguro. Para nós é de suma importância”, disse Ariane Luciano.

Para o diretor da unidade de ensino, Felipe De Nadai Furtado, ter os atendimentos psicossociais dentro da escola proporciona um ambiente mais acolhedor. “Tendo esses atendimentos aqui conseguimos agilizar os resultados. Se surge qualquer demanda, os alunos já sãos ouvidos na escola pelas profissionais”, afirmou.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br