Encontro de Práticas Exitosas da APOIE SRE Guaçuí

25/07/2024 16h20 - Atualizado em 25/07/2024 16h33

No dia 17 de julho de 2024, aconteceu na CEEFMTI Bráulio Franco, no município de Muniz Freire, parte da Superintendência Comendadora Jurema Moretz Sohn, o Arraiá de “Práticas Exitosas da APOIE SRE Guaçuí”. O foco do evento foi a partilha de práticas em ações coletivas que cada APOIE Escola considerou como exitosa, principalmente através da criação de vínculos e promoção do bem-estar de crianças e adolescentes no espaço escolar. O evento reuniu 21 profissionais da região, entre psicólogos e assistentes sociais, promovido pela APOIE-SRE, sob os cuidados da psicóloga Lais Amora e do assistente social Wanderson Ornelas.

A temática do dia foi julina, com todos os profissionais caracterizados. O evento começou com uma visita guiada pela escola, que possui o selo de Escola do Futuro. A recepção foi organizada pela gestão da escola em parceria com os jovens protagonistas, que se esforçaram para estar presentes mesmo durante as férias escolares. Em seguida, a equipe APOIE-SRE recepcionou todos os participantes no auditório da escola, acolhendo-os com um café da manhã compartilhado, repleto de comidas típicas. Participaram do acolhimento os profissionais da APOIE, os jovens protagonistas e os servidores da escola, incluindo a direção, a coordenadora pedagógica, a coordenadora de turno e a pedagoga. Após o café, iniciaram as apresentações das práticas, sendo a ordem das equipes definidas pela brincadeira da pescaria, típica das festas julinas.

Durante todo o dia, as equipes psicossociais das escolas estaduais da regional, denominadas como APOIE-ESCOLA, compartilharam com os demais participantes uma prática de ação coletiva realizada no primeiro semestre deste ano letivo. Neste momento, foram compartilhadas ações com a metodologia de Roda de Conversa, que abordaram temas como Comunicação Não Violenta (CNV), acolhimento e pertencimento à escola, álcool e drogas, conscientização sobre transtornos de TOD e TDAH na escola, perspectiva de futuro e motivação dos estudantes, uso excessivo do celular no ambiente escolar e seus impactos, bullying e respeito ao próximo, como lidar com as emoções no cotidiano, entre outros, trabalhados com profissionais e estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

Durante todo o dia, as equipes psicossociais das escolas estaduais da regional, denominadas APOIE-ESCOLA, compartilharam com os demais participantes práticas de ações coletivas realizadas no primeiro semestre deste ano letivo. As ações compartilhadas envolveram profissionais das escolas e estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Utilizando a metodologia de Roda de Conversa, abordando temas diversos, como Comunicação Não Violenta (CNV), acolhimento e pertencimento à escola, álcool e drogas, conscientização sobre transtornos de TOD e TDAH, perspectiva de futuro e motivação dos estudantes, uso excessivo do celular no ambiente escolar e seus impactos, bullying e respeito ao próximo e como lidar com as emoções no cotidiano. Ao final do compartilhamento, houve uma quadrilha com o objetivo de estreitar laços e fortalecer o vínculo entre os profissionais, que veem uns aos outros na regional como um elo de apoio quando necessário, promovendo a interação da equipe.