Escola na Serra promove ação do ‘Setembro Verde’ em defesa da inclusão da pessoa com deficiência

09/09/2025 11h50 - Atualizado em 10/09/2025 11h25

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Laranjeiras, localizada na Serra, realizou, neste mês de setembro, uma ação especial em alusão ao ‘Setembro Verde’, campanha dedicada à inclusão da pessoa com deficiência. A iniciativa buscou reforçar que a inclusão é um direito de todos e deve ser vivida dentro e fora da escola.

A programação contou com a participação de famílias, professores, equipe gestora e pedagógica, que se envolveram em dinâmicas, conversas, jogos pedagógicos e apresentações de materiais educativos. Como forma de simbolizar o compromisso coletivo com a causa, todos os profissionais da escola aderiram à ação vestindo verde.

A palestrante Angélica Rodrigues de Souza, representante do Apoie – Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar, contribuiu com reflexões sobre o papel do acolhimento e do envolvimento comunitário para a construção de uma escola mais inclusiva.

A professora Luzia da Silva, docente de estudantes com deficiência intelectual, destacou os resultados já alcançados: “O trabalho desenvolvido com os alunos tem sido muito gratificante. Já percebemos avanços pedagógicos e crescimento pessoal em cada estudante. A parceria com as famílias é fundamental e nos motiva a trabalhar com mais dedicação a cada dia.”

A comunidade escolar também ressaltou a importância do apoio oferecido. Para Luciene Dias, mãe de uma estudante da Escola, a atuação da equipe foi essencial: “O trabalho da professora Kézia tem sido essencial para o desenvolvimento da minha filha, especialmente na alfabetização, concentração e raciocínio lógico. É uma parceria muito importante entre escola e família.”

Para Angélica Rodrigues, do Apoie, a ação é um exemplo de construção coletiva: “A inclusão começa na família e deve se estender a todos os espaços sociais. O acolhimento e o envolvimento coletivo são essenciais para a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva.”