Sedu participa de Oficina Nacional de Fortalecimento do Programa Saúde na Escola em Brasília

Em dois dias de intensos diálogos e trocas de experiências, o Espírito Santo reafirmou seu compromisso com a construção de políticas públicas mais integradas e participativas. Representada pela equipe da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie), a Secretaria da Educação (Sedu) participou da Oficina Nacional de Fortalecimento do Programa Saúde na Escola (PSE), realizada nos dias 2 e 3 de julho, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB).
Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Saúde, o evento reuniu técnicos das Secretarias Estaduais de Educação e Saúde de todo o país, além de representantes de universidades federais, como as de Goiás (UFG) e do Sul da Bahia (UFSB). O encontro teve como objetivo fortalecer os Grupos de Trabalho Intersetoriais Estaduais (GTI-E), responsáveis por articular e implementar o PSE em seus territórios, integrando as políticas de saúde e educação.
Durante a oficina, os participantes conheceram o novo “Curso de Atualização em Planejamento e Gestão do PSE”, que será disponibilizado aos técnicos estaduais, buscando aprimorar o planejamento das ações e a execução dos projetos “Saúde-Escola” nos municípios considerados prioritários. As atividades também abriram espaço para reflexões acadêmicas, com apresentação de pesquisas sobre os desafios e avanços do programa, trazendo contribuições relevantes ao debate.
A assistente social da gerência da Apoie, Érika Martins Senna Brito, destacou que a presença da equipe capixaba no evento nacional traduz o compromisso da Governo do Estado em promover uma educação que vá além da sala de aula, integrando saúde, território e juventude na construção de caminhos mais justos e efetivos. "Foi um momento enriquecedor de troca de experiências com representantes de outros Estados. Observamos que aqueles que já possuem o GTIE instituído há mais tempo que o Espírito Santo demonstram avanços significativos na consolidação dessa política pública tão essencial para nossos estudantes. Retornamos ainda mais motivados a fortalecer e ampliar as ações do Fortalece PSE em nosso Estado”, frisou.