VII Fórum Diálogos da Equipe APOIE-SRE São Mateus: Busca Ativa Escolar e Intersetorialidade

20/06/2024 17h20 - Atualizado em 21/06/2024 14h45

No dia 10 de junho de 2024, ocorreu no auditório principal do Centro Universitário Norte Capixaba (CEUNES) o "VII Fórum Diálogos: Busca Ativa Escolar e Intersetorialidade". O evento foi organizado pelos técnicos Camila Côgo Bonomo, assistente social, e Jorge Silva Meireles Júnior, psicólogo, da equipe de Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (APOIE) da Superintendência Regional de Educação São Mateus (SRE/SM) e contou com a presença de 175 pessoas, incluindo profissionais da educação estadual, representantes das Secretarias Municipais de Educação, técnicos dos equipamentos da Política de Assistência Social, Conselheiros Tutelares, profissionais da saúde e de organizações da sociedade civil dos municípios de Conceição da Barra, Jaguaré, Pedro Canário e São Mateus.  

Programação:

Palestras:

  • Atribuições da Equipe APOIE na Busca Ativa Escolar: ministrada por Camila Côgo Bonomo, Assistente Social da equipe APOIE da SRE São Mateus.
  • Panorama dos Principais Motivos de Infrequência Escolar das Escolas Estaduais da Superintendência Regional de Educação São Mateus: ministrada por Aletéia Garcia Anselmo, Técnica Pedagógica da Gestão Escolar da SRE São Mateus.
  • Busca Ativa Escolar e o Trabalho em Rede: ministrada pela Dra. Maria Isabel Abelson, consultora na área da Educação do UNICEF para os Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Talk Show:

  • Busca Ativa Escolar e Intersetorialidade: Importante Estratégia de Garantia de Acesso e Permanência na Educação Básica: com a presença de Rosângela Vargas Davel Pinto, Gerente de Políticas de Apoio à Permanência e Busca Ativa Escolar da SEDU; Mônica Buffon, Gerente do Cadastro Único e Assistente Social de Linhares/ES; Josymara Siqueira Duque, Referência Técnica do Programa Saúde na Escola da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (PSE/SESA); Lessenilda Paula da Silveira Rodrigues, Conselheira Tutelar de São Mateus/ES; Dra. Maria Cristina Rocha Pimentel, Promotora de Justiça e Dirigente do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Educação (CAOPE); e o Dr. Leandro Cunha Bernardes da Silveira, Juiz de Direito da Comarca de Pedro Canário e Coordenador do Projeto Escola Mais Legal (PEML).

Destaques dos Palestrantes:

Camila Côgo Bonomo, assistente social da equipe APOIE da SRE São Mateus, reiterou em sua fala o objetivo do fórum de "promover um espaço de diálogo visando esclarecer a importância do trabalho em rede na busca ativa escolar, elucidando as atribuições e fluxos de encaminhamentos dos equipamentos do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente que contribuem para o enfrentamento da evasão e abandono escolar, sanando as principais dúvidas do cotidiano escolar sobre a busca ativa escolar e reforçando a atribuição de cada política nesta estratégia de enfrentamento do abandono e evasão escolar”.

Dra. Maria Isabel Abelson,  consultora na área da Educação do UNICEF para os Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro,  destacou a importância da presença das crianças na escola, afirmando: “Não é natural passarmos por uma criança na rua, vê-la fora da escola e achar que isso é normal. Lugar de criança é na escola. Precisamos perguntar a elas onde estudam, assim como perguntamos a um amigo onde trabalha. A educação é a espinha dorsal da busca ativa escolar, mas precisa de parcerias”.

Mônica Buffon, Gerente do Cadastro Único e Assistente Social de Linhares/ES, explicou o papel da Política de Assistência Social: “Uma vez identificada a criança fora da escola, a equipe técnica do CRAS atenderá essa família para resolver a situação da vulnerabilidade específica. A Política de Assistência Social não trabalha sozinha, assim como a educação e a saúde”.

Josymara Siqueira Duque, Referência Técnica do Programa Saúde na Escola (PSE/SESA), enfatizou a importância do agente comunitário de saúde na identificação de vulnerabilidades que podem contribuir para a infrequência escolar, além de auxiliar na regularização da situação escolar dos estudantes.

Lessenilda Paula da Silveira Rodrigues, Conselheira Tutelar de São Mateus/ES, tratou sobre o papel do Conselho Tutelar na busca ativa de estudantes infrequentes e em situação de evasão escolar, chamando atenção para os casos de crianças não matriculadas, considerados “alerta vermelho”.

Dra. Maria Cristina Rocha Pimentel, Promotora de Justiça e Dirigente do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Educação (CAOPE), destacou a necessidade de atuação conjunta da rede de proteção, afirmando que a escola deve ser o centro do sistema de políticas públicas do município, com apoio do CRAS, CREAS, judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública.

Rosângela Vargas Davel Pinto, Gerente de Políticas de Apoio à Permanência e Busca Ativa Escolar da SEDU, ressaltou a importância do fórum, afirmando: “Esse movimento é de suma importância. É um tema complexo, mas caro. Precisamos falar sobre a busca ativa escolar, o direito de acesso e permanência”.

Dr. Leandro Cunha Bernardes da Silveira, Juiz de Direito da Comarca de Pedro Canário e Coordenador do Projeto Escola Mais Legal (PEML), apresentou o Projeto Escola Mais Legal, que atua de forma integrada com diversas instituições para garantir direitos das crianças e adolescentes.

Jorge Silva Meireles Júnior, psicólogo da equipe APOIE da SRE São Mateus, encerrou o evento destacando a importância da união das redes de saúde, assistência social e educação para garantir o direito de crianças e adolescentes à educação: “Garantir o direito à educação ainda é um diálogo em andamento, que só se encerrará quando esse direito for plenamente garantido. Esperamos que este evento seja um passo para aproximar as redes e unir forças em prol das nossas crianças e adolescentes”.

Agradecemos a contribuição de todos os participantes e, em especial, à Diretora Marina Gomes dos Santos da EEEFM Santo Antônio, aos estudantes e professores que abrilhantaram o evento com a acolhida dos jovens protagonistas acompanhados pelo professor Luciano Trevizani e a apresentação da “Banda Fênix”, acompanhados pelo professor regente João Paulo Rigo Barros.