VII Fórum Diálogos da Equipe APOIE-SRE São Mateus: Busca Ativa Escolar e Intersetorialidade
No dia 10 de junho de 2024, ocorreu no auditório principal do Centro Universitário Norte Capixaba (CEUNES) o "VII Fórum Diálogos: Busca Ativa Escolar e Intersetorialidade". O evento foi organizado pelos técnicos Camila Côgo Bonomo, assistente social, e Jorge Silva Meireles Júnior, psicólogo, da equipe de Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (APOIE) da Superintendência Regional de Educação São Mateus (SRE/SM) e contou com a presença de 175 pessoas, incluindo profissionais da educação estadual, representantes das Secretarias Municipais de Educação, técnicos dos equipamentos da Política de Assistência Social, Conselheiros Tutelares, profissionais da saúde e de organizações da sociedade civil dos municípios de Conceição da Barra, Jaguaré, Pedro Canário e São Mateus.
Programação:
Palestras:
- Atribuições da Equipe APOIE na Busca Ativa Escolar: ministrada por Camila Côgo Bonomo, Assistente Social da equipe APOIE da SRE São Mateus.
- Panorama dos Principais Motivos de Infrequência Escolar das Escolas Estaduais da Superintendência Regional de Educação São Mateus: ministrada por Aletéia Garcia Anselmo, Técnica Pedagógica da Gestão Escolar da SRE São Mateus.
- Busca Ativa Escolar e o Trabalho em Rede: ministrada pela Dra. Maria Isabel Abelson, consultora na área da Educação do UNICEF para os Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Talk Show:
- Busca Ativa Escolar e Intersetorialidade: Importante Estratégia de Garantia de Acesso e Permanência na Educação Básica: com a presença de Rosângela Vargas Davel Pinto, Gerente de Políticas de Apoio à Permanência e Busca Ativa Escolar da SEDU; Mônica Buffon, Gerente do Cadastro Único e Assistente Social de Linhares/ES; Josymara Siqueira Duque, Referência Técnica do Programa Saúde na Escola da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (PSE/SESA); Lessenilda Paula da Silveira Rodrigues, Conselheira Tutelar de São Mateus/ES; Dra. Maria Cristina Rocha Pimentel, Promotora de Justiça e Dirigente do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Educação (CAOPE); e o Dr. Leandro Cunha Bernardes da Silveira, Juiz de Direito da Comarca de Pedro Canário e Coordenador do Projeto Escola Mais Legal (PEML).