Apoie da SRE Cariacica realiza ação de autocuidado com alunos finalistas dos ‘Jogos na Rede’

18/11/2022 11h43 - Atualizado em 12/12/2023 09h17

A Superintendência Regional de Educação (SRE) de Cariacica, por meio da equipe da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie), realizou, nessa quinta-feira (17), uma ação coletiva com o tema “Refletindo o autocuidado sob a ótica esportiva” para os 56 estudantes finalistas dos “Jogos na Rede”.

A Apoie da SRE Cariacica, em diálogo com os supervisores escolares responsáveis pela organização do “Jogos na Rede”, identificou aspectos socioemocionais que antecederam e ocorreram durante os jogos, como insegurança, autocobrança, frustração e ansiedade nos estudantes. Diante disso, foi proposto essa ação coletiva, pensando no bem-estar socioemocional dos estudantes que representarão as escolas nas finais do campeonato.

A ação coletiva teve início com a acolhida aos estudantes pela superintendente Regional de Cariacica, Carolina Julia Pinto dos Santos, e foi conduzida pelas técnicas da Apoie Joziele de Cássia Lopes Pereira, Renata Fricks dos Santos, Sandra Kátia dos Santos e Yanê Silva Passinato, que dialogaram sobre a importância do autocuidado, da inteligência emocional e sobre o tema adolescência.

Os estudantes também participaram de um bate-papo com profissionais das áreas de nutrição clínica e esportiva, que apresentaram a importância dos cuidados em saúde com o corpo, mente e a alimentação na fase da adolescência e em períodos de competição esportiva.

Apoie

A Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar, a Apoie, foi criada pela Secretaria da Educação (Sedu), instituída pela Portaria nº 108-R, de 11 de novembro de 2019. É composta por psicólogos e assistentes sociais, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos estudantes da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo.

A proposta se insere no eixo Prevenção e Diálogos, que possibilita a criação de espaços de debate, acolhimento e integração, desenvolvendo atividades, como rodas de conversa, oficinas e outras estratégias de construção de conhecimento, visando a prevenir e intervir nas violações de direitos, a partir das necessidades e realidades de cada unidade escolar.

“Jogos na Rede”

As primeiras fases dos “Jogos na Rede” 2022 foram realizadas entre os dias 22 a 26 de agosto e contou com a participação de 14 unidades escolares jurisdicionadas à SRE Cariacica, totalizando 566 estudantes, divididos entre times femininos e masculinos nas modalidades de futsal, basquete, vôlei, handebol e xadrez. A final dos jogos está prevista para acontecer dos dias 04 a 10 de dezembro de 2022, no Sesc de Guarapari.