APOIE marca presença na etapa estadal do SerONU
Nos dias 05, 06 e 07 de novembro, o Sesc de Aracruz sediou a etapa estadual do “Simulação Estudantil da Organização das Nações Unidas na Rede Estadual” (SerONU). Neste evento, 10 profissionais das equipes da APOIE (Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar) marcaram presença, oferecendo suporte psicossocial aos estudantes, ação resultante de uma parceria entre a Gerência de Currículo da Educação Básica (GECEB) e a Gerência da APOIE, ambas vinculadas à Secretaria de Estado da Educação (SEDU).
O SerONU integra o programa Educar para a Paz, uma iniciativa da SEDU, pelas duas gerências. O programa promove ações de conscientização, prevenção e enfrentamento às diversas formas de violência nas escolas da rede pública estadual, incentivando a cultura de paz, o diálogo, a convivência harmoniosa e o respeito aos direitos humanos por meio de práticas pedagógicas inovadoras.
SerONU: Debatendo Questões Globais e Fortalecendo Habilidades
O SerONU é uma simulação de reuniões da ONU, em que estudantes assumem o papel de delegados de diferentes países para debater temas globais. A proposta desenvolve habilidades como argumentação crítica, cooperação, mediação de conflitos e resolução colaborativa de problemas, além de fortalecer competências socioemocionais essenciais para a vida em sociedade.
A etapa estadual reuniu cerca de 400 estudantes, participantes das eletivas do SerONU em 15 escolas-piloto, distribuídas pelas 11 Superintendências Regionais de Educação (SRE). Esses jovens tiveram a oportunidade de desenvolver ao longo do ano suas capacidades argumentativas, projetos de intervenção sociocultural e produzir materiais pedagógicos, culminando na vivência imersiva da simulação estadual.
O evento foi estruturado em 5 comitês de simulação, abordando temas de alta complexidade e relevância global:
- Racismo no Esporte
- Regulamentação da Internet
- COP 30: Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança do Clima
- A necessidade de paz entre Israel e Palestina
- Violências contra a Mulher
Suporte socioemocional das Equipes APOIE
Na atuação das equipes APOIE, os profissionais se dividiram em duplas, compostas por um assistente social e um psicólogo, e acompanharam cada comitê de simulação ao longo dos três dias de evento. Essa organização permitiu a criação de vínculos com os participantes, favorecendo intervenções psicossociais pontuais, estratégicas e sensíveis às necessidades dos estudantes.
Além de ser um momento de exposição e teste de habilidades para os estudantes, as temáticas abordadas nos comitês frequentemente tocavam em aspectos pessoais e sociais vivenciados por eles. A presença dos profissionais do APOIE buscou promover um ambiente seguro e acolhedor, para que os estudantes pudessem processar as emoções provocadas pelas complexidades dos temas, fortalecer a resiliência e a empatia, sentir-se amparados para expressar suas opiniões e sentimentos. Além disso, as demandas apresentadas pelos estudantes foram avaliadas para possível acompanhamento pelas equipes psicossociais atuantes nas escolas dos estudantes.