Equipes APOIE Impulsionam Estudantes Rumo ao Sucesso nas Avaliações Externas e Futuro Profissional

28/11/2025 16h35 - Atualizado em 28/11/2025 17h16

Os meses de outubro e novembro nas escolas estaduais do Espírito Santo são tradicionalmente marcados por um período com a realização de importantes avaliações como a AMA, o Saeb e o Paebes/Paebes Alfa, que medem a aprendizagem e a qualidade do ensino. Paralelamente, a preparação para o IFES e o concorrido Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) adiciona uma camada extra de desafios. Nesse cenário, as equipes de Psicólogos e Assistentes Sociais da APOIE se destacam por uma atuação estratégica e humanizada, oferecendo suporte essencial aos estudantes capixabas.

Compreendendo que o sucesso nas provas vai além do conhecimento técnico, as equipes APOIE das escolas das SREs de Afonso Cláudio, Barra de São Francisco, Carapina, Colatina, Guaçuí e São Mateus uniram forças às gestões escolares para auxiliar os estudantes no gerenciamento de suas emoções em momentos de pressão. Ao todo, foram realizadas 86 ações, que impactaram 2.124 estudantes. Com destaque para as equipes das SREs de Guaçuí e Colatina, que realizaram 27 e 29 ações, respectivamente, para preparar os estudantes para realização destas avaliações.

Em suas intervenções, os profissionais utilizaram estratégias focadas no manejo da ansiedade, do estresse, do medo e da insegurança, com técnicas de relaxamento e de concentração para favorecer o desempenho, além de ressaltarem a importância do equilíbrio entre estudo, descanso e bem-estar emocional. 

Para além do suporte psicossocial, as equipes enfatizaram a relevância da realização compromissada nessas provas. Mais do que um teste individual, o desempenho nas avaliações é conectado ao legado da escola para a comunidade e ao senso de pertencimento, incentivando os estudantes a contribuírem para a valorização de suas instituições e regiões.

Destaque em Ecoporanga: Na EEEFM José Teixeira Fialho, a equipe APOIE-Escola do município de Ecoporanga promoveu uma profunda reflexão sobre os diferentes modos de aprendizagem. Por meio do autoconhecimento, os estudantes foram incentivados a identificar quais métodos funcionam para cada um, explorando as potencialidades das metodologias ativas.

Desenhando o Amanhã: "Perspectivas Futuras" 

A proximidade do final do ano letivo também traz à tona a importante etapa de transição da vida estudantil, com a conclusão do Ensino Médio e a escolha das futuras profissões. Atentas a esse momento decisivo, as equipes APOIE intensificaram suas ações com a temática "Perspectivas Futuras".

Durante o mês de outubro, 53 ações foram realizadas por SREs como Afonso Cláudio, Cachoeiro de Itapemirim, Barra de São Francisco, Carapina, Colatina, Guaçuí e Nova Venécia, impactando um total impressionante de 1.258 estudantes. Destaque para SRE Guaçuí, com 30 ações abordando esta temática. Essas iniciativas buscam promover reflexões aprofundadas sobre os próximos passos pós-escola, seja o ingresso no ensino superior, a entrada no mercado de trabalho ou outras escolhas de percurso de vida.

As ações envolvem tanto movimentos de autoconhecimento, incentivando os estudantes a reconhecer suas potencialidades e a traçar metas realistas, fortalecendo o sentimento de propósito e responsabilidade, quanto a atividades mais práticas. Destacam-se a realização de feiras de profissões, parcerias com faculdades públicas e privadas, e visitas orientadas.

Destaque em Vitória: Um exemplo notável dessa atuação abrangente veio da equipe APOIE da EEEM Colégio Estadual do Espírito Santo, que inovou ao montar Estações de Conhecimento para dialogar com os estudantes sobre o ENEM e o ingresso no ensino superior. Os estudantes circularam por três salas:

  • 1 – Saúde Mental e os Desafios para o ENEM: Com o tema "Rumo ao ENEM: quando a ansiedade tenta pegar carona", esta estação, conduzida por estudantes de Psicologia da Faesa, abordou estratégias para lidar com a pressão pré-exame.
  • 2 – Programas de Acesso e Financiamento ao Ensino Superior: A equipe APOIE apresentou as diversas oportunidades de ingresso, bolsas e financiamentos estudantis, detalhando programas como SISU, PROUNI, FIES, Nossa Bolsa e Educa Mais Brasil.
  • 3 – Políticas Afirmativas e Reserva de Vagas: A profissional Professora Coordenadora de. Estratégias para Equidade Racial (PCER) da unidade esclareceu o funcionamento das políticas afirmativas, as modalidades de cotas raciais e sociais e o papel das bancas de heteroidentificação, garantindo que os estudantes compreendam seus direitos e oportunidades.