Fóruns Diálogos de Ibitirama debate “O poder da articulação em rede para transformar a educação”.

29/07/2024 17h58 - Atualizado em 29/07/2024 18h01

As Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Antônio Lemos Júnior e Olavo Rodrigues da Costa, em Ibitirama, realizaram, em 25 de junho de 2024, juntamente com a equipe APOIE-ESCOLA do município, o I Fórum Diálogos APOIE-Escola, com o tema “O poder da articulação em rede para transformar a educação”.

Os Fóruns Diálogos fazem parte da metodologia de trabalho das equipes APOIE. Estes eventos representam momentos para a construção de conhecimento e a interação sobre temáticas relevantes ao contexto educacional local. Até 2023, os Fóruns eram promovidos apenas pelas equipes APOIE das Superintendências Regionais de Educação (SREs), com o objetivo de fortalecer o vínculo entre as redes atuantes nas regionais. Com a inserção das equipes APOIE como parte do corpo funcional das escolas da Rede Capixaba de ensino, a metodologia foi expandida para o nível municipal, sendo os eventos organizados sob orientação das equipes APOIE-SRE. Em Ibitirama, o evento focou nos integrantes da rede intersetorial para garantir o bem-estar e a qualidade da educação dos estudantes, juntamente com as equipes gestoras das Escolas Estaduais mencionadas.

Na ocasião, foram apresentadas as atribuições de cada uma dessas instituições e os serviços que prestam à sociedade. Entre os objetivos alcançados, destaca-se a oportunidade oferecida aos alunos de criar e disponibilizar discussões sobre como o trabalho em rede pode transformar a educação, possibilitando a interação entre os participantes, o debate e a busca por novos conhecimentos dentro e fora da ação. Durante o evento, os participantes também apreciaram apresentações musicais das duas escolas, com o intuito de mostrar o trabalho desenvolvido e fomentar o desenvolvimento e a interação dos estudantes.

“O trabalho em rede estimula seus integrantes a participar da experiência dos outros componentes. Esse estímulo de convivência promove o autoconhecimento e a participação mais ativa na comunidade. Quando falamos em intersetorialidade na educação, referimo-nos a diferentes setores atuando juntos em prol de melhorias contínuas para todos os nossos estudantes”, disse o assistente social Igor Reinaldo Guedes Leal, profissional da equipe APOIE-ESCOLA do município e responsável, juntamente com a psicóloga Laura Maria Carneiro Gomes Espinoso, pela organização do evento.