Jayme Itinerante visita escola e leva informação e conscientização

24/04/2024 13h30 - Atualizado em 16/05/2024 10h47

O Projeto Jayme Itinerante, uma iniciativa do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves em parceria com a  APOIE, na Serra, vai além dos limites físicos da unidade, estendendo-se às escolas e empresas da região, levando informação e conscientização. No último dia 10 de abril, uma equipe do Hospital Dr. Jayme visitou a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Silvio Egito Sobrinho, localizada no bairro José de Anchieta, também na Serra, para abordar temas cruciais, como gestação de alto risco e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

“A gravidez na adolescência é um fenômeno complexo e multideterminado, que está associado a fatores psicológicos, sociais e históricos. No entanto, percebemos que a escola pode assumir um importante fator de proteção e prevenção, como na parceria com o projeto Jayme Itinerante, contribuindo na construção de um diálogo acessível no espaço escolar sobre a gravidez na adolescência, e, ao mesmo tempo, a construção de um ambiente que não torne um limitador das oportunidades de escolarização durante a maternidade, além da busca por um futuro melhor”, explicou a psicóloga da Apoie Escola na EEEFM Silvio Egito Sobrinho, Geiziane Menezes.

A escola, que atualmente acolhe 1.047 crianças e adolescentes, dos quais 505 são meninas, despertou a atenção da equipe por um dado preocupante: quatro alunas encontram-se em licença maternidade e seis estão grávidas, meninas entre 15 e 17 anos. Esse cenário levanta questões essenciais sobre a saúde sexual e reprodutiva entre os jovens, demandando uma abordagem cuidadosa e educativa.

“O projeto Jayme Itinerante atua como um agente de mudança, promovendo a educação e o acesso à informação sobre saúde, especialmente entre os jovens, que, muitas vezes, enfrentam desafios e dúvidas nesse campo. Ao levar palestras e orientações diretamente às escolas, como no caso da Escola Silvio Egito Sobrinho, o hospital contribui para uma comunidade mais informada e consciente, capacitando os jovens a tomarem decisões mais saudáveis e responsáveis em relação à saúde e ao bem-estar”, explicou o diretor-geral do Hospital Dr. Jayme, Joubert Andrade da Silva.

Além disso, essa iniciativa exemplifica o compromisso do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves com a comunidade, demonstrando que a saúde vai além dos tratamentos médicos dentro das instalações hospitalares, alcançando também a prevenção e a educação nas comunidades onde está inserido. É um esforço conjunto para promover uma sociedade mais saudável e informada, começando pela base, nas escolas.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Ravane Denadai

(27) 99274-5245 / 3331-7589

ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br