Novos Assistentes sociais e Psicólogos chegam à Rede Estadual de Ensino

08/08/2023 15h38 - Atualizado em 12/12/2023 09h48

Mais de 100 novos psicólogos e assistentes sociais estão chegando à Rede Estadual de ensino para atuarem nas escolas, por meio da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie), da Secretaria da Educação (Sedu). Nesta terça-feira (08), as equipes foram recebidas pelas Superintendências Regionais de Educação (SER’s) e participam de formação com as equipes da Apoie, para, a partir desta quarta-feira (09), já estarem em atividade nas unidades de ensino da Rede Estadual.

“A ampliação das equipes da Apoie estava prevista no Plano Estadual de Segurança Escolar. Ao todo, serão contratados 270 novos profissionais. Para isso, a equipe da Apoie continuará com as chamadas do processo seletivo, bem como com as entrevistas dos candidatos. Além de compor o Plano Estadual de Segurança Escolar, a ampliação da Apoie também é uma previsão da Lei Federal 13.935”, pontuou a gerente da Apoie, Priscila Maria do Nascimento Pereira.

Instituída em 2019, a Apoie tem como objetivo desenvolver ações que visam a contribuir para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos estudantes da rede estadual. As equipes, formadas por psicólogos e assistentes sociais, visam ainda a fomentar nas escolas estratégias que colaborem para o bem-estar no ambiente escolar. Atualmente a Apoie tem suas atividades e atribuições designadas pela Portaria nº111/2023, publicada no Diário Oficial do Estado de 03 de maio deste ano.

Com a ampliação dos profissionais da Apoie será possível realizar mais de 20,4 mil atendimentos individuais, seis mil rodas de conversas e 600 fóruns. O trabalho será feito por uma dupla de profissionais em cada município do Estado, atendendo unidades escolares e realizando as articulações necessárias com as políticas municipais que compõem a rede de proteção de direitos à criança e ao adolescente. Nos municípios que contam com mais de três mil alunos, uma dupla atenderá de maneira itinerante as unidades escolares, obedecendo a proporção de estudantes acima prevista, que, em média, resulta em uma dupla para cada três escolas.

“A intenção é que as equipes da Apoie atuem, cada vez mais, de maneira integrada com as estratégias pedagógicas conduzidas pela Sedu, visando atingir os objetivos estratégicos finalísticos do Mapa Estratégico 2023-2026, principalmente no que diz respeito ao fortalecimento da educação integral, possibilitando o desenvolvimento dos estudantes em suas dimensões intelectual, social, emocional, física, cultural e política, promovendo a cultura de paz e relações mais inclusivas e dinâmicas no espaço escolar”, acrescenta Priscila Maria do Nascimento Pereira.

Encontro Formativo

No sentido de fomentar as atividades junto às equipes da Apoie na Rede, a Sedu realizou no final de julho o 3º Encontro Formativo Presencial da Apoie. Os encontros foram realizados na Superintendência Regional de Carapina (SRE); na Escola Estadual Marinete de Souza Lira e no Epicentro, nas dependências do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

Na programação, estavam palestras sobre Equidade Racial, com a gerente de Educação do Campo, Indígena e Quilombola: Valquiria Santos Silva; sobre Serviço Social na Educação Básica, com o professor da UERJ, Ney Luiz Teixeira de Almeida; além de debates sobre as metodologias de expansão.