Programa Saúde na Escola Completa 18 Anos e Celebra Conquistas em Seminário Estadual no ES
O Programa Saúde na Escola (PSE), iniciativa intersetorial que há 18 anos integra saúde e educação para promover a formação integral de estudantes da rede pública, celebrou sua maioridade em grande estilo. No dia 27 de novembro, o Seminário Estadual do PSE reuniu, no auditório do SEBRAE, diversas autoridades, parceiros, estudantes e servidores públicos das áreas da saúde, educação e assistência social para comemorar os avanços alcançados pelo programa.
A articulação entre saúde e educação, fomentada pelo programa, é fundamental para o desenvolvimento de ações psicossociais, o fortalecimento da saúde mental dos estudantes e a organização de fluxos entre escolas e equipes de saúde. Esse trabalho conjunto potencializa campanhas, avaliações, atividades educativas e formações para profissionais, contribuindo para que as ações deixem de ser pontuais e passem a compor uma rede estruturada, integrada e eficiente.
O evento foi organizado pelo Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual do Programa Saúde na Escola (GTI-E), coordenado pela Gerência da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (G-APOIE), da Secretaria de Estado da Educação (SEDU), em conjunto com o Núcleo de Atenção Primária (NEAPRI), da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), como consta na Portaria Conjunta SESA/SEDU nº 002, de 21 de janeiro de 2025. A mesa de abertura contou com representantes da SESA, SEDU, Undime, Cosems, CRIAD e Ministério da Saúde. O Secretário de Estado da Educação, Vitor de Ângelo, que estava em outra agenda institucional, participou por meio de um vídeo com mensagem de boas-vindas e celebração ao programa.
O evento foi enriquecido com apresentações culturais do Coro Jovem e do Quarteto de Cordas do Programa Música na Rede (parceria SEDU e FAMES). A palestra de abertura, "Os avanços e possibilidades do Programa Saúde na Escola", foi conduzida por Kátia Souto, Coordenadora-Geral de Equidade e Determinantes Sociais em Saúde, e Caroline Moreira, ambas representantes do PSE no Ministério da Saúde.
Um grande destaque do seminário foi a "Mostra Estadual de Experiências do Programa Saúde na Escola: Protagonismo e Saberes nos Territórios Capixabas". A mostra contou com 31 trabalhos inscritos, dos quais 11 foram selecionados para apresentação oral, por meio de avaliação realizada por uma comissão composta por representantes do Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual (GTI-E). As apresentações foram divididas nas mesas intituladas: "Gestão e articulação intersetorial", "Promoção de saúde bucal e alimentação saudável" e "Inovação, escuta e enfrentamento de vulnerabilidades". As equipes selecionadas, dos municípios de Aracruz, Itapemirim, Cariacica, Ibatiba, Vila Velha, Marechal Floriano, Santa Teresa, Vitória e Domingos Martins foram certificadas pelo mérito do trabalho realizado.
A APOIE teve participação de destaque no seminário. Além de participar do GTI-E e integrar a mesa de abertura, suas equipes estiveram diretamente envolvidas em toda a organização do evento, contribuindo com a programação, a articulação intersetorial e o apoio técnico às atividades. A atuação da APOIE reforçou o papel estratégico da ação psicossocial na consolidação do Programa Saúde na Escola no Espírito Santo, evidenciando seu protagonismo na integração entre educação e saúde.