Sedu realiza ‘Formação Acolhimento e Bem-Estar na Sala de Aula’

21/02/2024 15h49 - Atualizado em 22/02/2024 08h47

A Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com a Vivescer – Instituto Península, realizou, nessa segunda-feira (19) e terça-feira (20), o encontro “Formação Acolhimento e Bem-Estar na Sala de Aula”. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a cultura de paz como uma prática da comunidade escolar do início ao fim do ano letivo.

Na ocasião, representantes das 11 Superintendências Regionais de Educação (SRE), que atuam as equipes locais da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie), Programas de Ações e Projetos além de técnicos do Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope), debateram estratégias de implementação de uma cultura de acolhimento no ambiente escolar, a partir de escuta qualificada, rodas de conversa,  fortalecimento da articulação com as redes de apoio, ferramentas de acolhimento e aprendizagem, bem como, planejamento de momentos formativos.

A gerente de Estudos, Pesquisa, Qualificação e Desenvolvimento dos Profissionais do Magistério, Karoliny Mendes da Costa, ressaltou que neste primeiro momento da formação deve ser replicado nas unidades escolares. Ela destacou ainda o papel fundamental da ação para criar um ambiente educacional saudável, produtivo e inclusivo.

"A formação sobre o acolhimento na rotina escolar é essencial para promover um ambiente educacional inclusivo e acolhedor na rede estadual. Ao capacitarmos nossos profissionais para compreender e atender às necessidades emocionais e sociais dos estudantes, estamos fortalecendo os vínculos entre a comunidade escolar e contribuindo para o desenvolvimento integral de cada aluno", contou Karoliny Mendes da Costa.