Superintendência Regional de Educação de Cariacica promove ‘2ª Edição da ação coletiva dos Jogos na Rede

08/12/2023 11h31 - Atualizado em 15/12/2023 10h00

A Superintendência Regional de Educação (SRE) de Cariacica, por meio da equipe da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie), com os Supervisores Escolares, realizou, nessa segunda-feira (04), a “2º Edição da ação coletiva dos Jogos na Rede”. O objetivo da ação foi fomentar uma abordagem holística para o desenvolvimento dos estudantes, utilizando os Jogos na Rede como uma plataforma para discussões e reflexões sobre temas relevantes.

A ação foi direcionado aos 61 estudantes vencedores da etapa Regional, provenientes da seguintes unidades escolares: Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Professor José Leão Nunes; na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Nelson Vieira Pimentel; EEEFM Maria de Novaes Pinheiro; EEEM Irmã Dulce Lopes Ponte; e a EEFM Victorio Bravim, que compõem nossa regional.

Durante o encontro, os finalistas foram envolvidos em discussões abrangentes sobre alimentação saudável, carreira de atleta, saúde mental na área esportiva, espírito esportivo, a importância do esporte na vida de forma geral, reflexão sobre “vencer ou perder”, e o papel do esporte no contexto social e escolar.

A ação coletiva teve início com a acolhida aos estudantes pela superintendente Regional de Cariacica, Carolina Julia Pinto dos Santos, e foi conduzida pelas técnicas da Apoie SRE Cariacica Fabiane Emerich (assistente social), Joziele Cardoso (assistente social), Renata Fricks (psicóloga) e os supervisores Escolares Pedro Carlos de Oliveira Alves e Leonardo Gomes Meireles. Teve como convidadas as palestrantes Jordana Lírio, tri campeã Mundial de Jiu-jitsu, formada em Educação Física, e Thacyene Coutioli, nutricionista pós-graduada em Nutrição Esportiva e atleta de fisiculturismo.

Apoie

A Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar, a Apoie, foi criada pela Secretaria da Educação (Sedu), instituída pela Portaria nº 108-R, de 11 de novembro de 2019, e contempla sua ampliação na Portaria 111-R, de 2 de maio de 2023. É composta por psicólogos e assistentes sociais, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino do Espírito Santo. A proposta se insere no eixo “Prevenção e Diálogos”, que possibilita a criação de espaços de debate, acolhimento e integração, desenvolvendo atividades, como rodas de conversa, oficinas e outras estratégias de construção de conhecimento, visando a prevenir e intervir nas violações de direitos, a partir das necessidades e realidades de cada unidade escolar.

“Jogos na Rede”

As primeiras fases dos “Jogos na Rede” 2023 foram realizadas entre os dias 21 a 25 de agosto deste ano e contou com a participação de 17 unidades escolares jurisdicionadas à SRE Cariacica, totalizando 775 estudantes, divididos entre times femininos e masculinos nas modalidades de futsal, basquete, vôlei, handebol e xadrez. A ação coletiva com os finalistas desta primeira fase foi realizada na Escola Huney Heverest, nessa segunda-feira (04). A final dos jogos está prevista para acontecer entre os dias 09 e 14 de dezembro, no Sesc de Guarapari, e a equipe Apoie SRE Cariacica também acompanhará os estudantes finalistas neste evento.