SOBRE

APOIO PSICOSSOCIAL E ORIENTAÇÃO INTERATIVA ESCOLAR

Em 11 de novembro de 2019, através da publicação da Portaria nº108-R, a Secretaria de Estado da Educação, instituiu a Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar – APOIE, na rede pública estadual de educação capixaba. A iniciativa tem como objetivo desenvolver ações que visam a contribuir para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos estudantes da rede estadual de ensino do Espírito Santo, fomentar, junto às escolas, a construção de narrativas e estratégias que colaborem para o bem-estar no ambiente escolar, e ainda, apoiar e orientar às escolas no acolhimento e encaminhamento (caso seja necessário) de demandas relacionadas à aspectos psicossociais dos estudantes, proporcionando a articulação com os demais equipamentos de proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes.

As ações da APOIE são desenvolvidas e executadas por equipes multiprofissionais, sendo uma (um) assistente social e uma (um) psicóloga (o) em cada uma das 11 (onze) Superintendências Regionais de Educação, além da equipe de Coordenação localizada na Unidade Central.

As atividades são orientadas por dois eixos de atuação:

  • Eixo Prevenção e Diálogos

    Neste Eixo as equipes psicossociais promovem fóruns para diálogos e troca de conhecimento e experiências entre a equipe APOIE-SRE, professores, pedagogos, coordenadores, diretores, supervisores escolares e profissionais de outros equipamentos da rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente.  Nestes encontros podem ser abordados temas como: sinais de violência em crianças e adolescentes; acolhimento e escuta ativa; percepção e reflexão sobre afetos e emoções; comunicação não violenta; relação professor-aluno e o fortalecimento do vínculo estudante-escola; direitos humanos; abordagem com a família; dimensões sociais do estudante no contexto escolar; orientação profissional; uso abusivo de drogas; gravidez na adolescência; situações de risco e violações de direitos, entre outras temáticas que se façam necessárias ao diálogo e à construção de conhecimento.

    Visando oportunizar o acompanhamento permanente de unidades escolares, o eixo prevenção e diálogos possibilita que estratégias interventivas e sistematizadas sejam desenvolvidas ao longo de um ano letivo, em unidade pré-identificada. As equipes constroem, com a participação da escola, plano de ação a ser executado considerando a realidade, o território, parcerias, necessidades e potencialidades de cada instituição, propondo atividades como rodas de conversa, oficinas, momentos de construção de conhecimento, entre outras.

    Considerando que o Calendário Escolar constitui-se de datas que impulsionam discussões sobre temas que impactam diretamente os aspectos emocionais e sociais dos estudantes, como por exemplo, Dia Internacional da Mulher, Dia da Conscientização contra o Bullying, Dia do Índio, Dia Estadual da Promoção de Igualdade Racial, Dia do Funcionário da Escola, Dia do Estudante, Dia do Professor, Semana Estadual de Combate ao Extermínio de Jovens, Semana Estadual da Consciência Negra, Semana Estadual de Segurança nas Escolas, Dia da Família na Escola e Semana Estadual dos Direitos Humanos, outra possibilidade de atuação das equipes APOIE acontece na colaboração de atividades voltadas para os referidos temas no espaço escolar.

  • Eixo Apoio, Acolhimento e Orientações

    As ações do Eixo Apoio, Acolhimento e Orientações acontecerão por solicitação de cada unidade escolar, devendo a mesma enviar por formulário (previamente compartilhado pela equipe psicossocial) a descrição da demanda para o e-mail da equipe APOIE-SRE correspondente à sua região, copiando o supervisor escolar referência. A APOIE-SRE proporcionará momento de escuta com a equipe da escola (diretor, pedagogo e professores que estiverem envolvidos no caso demandado), acompanhados do supervisor escolar referência daquela unidade educacional. 

    As ações e encaminhamentos se darão a partir de cada caso, observando a escuta ativa, o sigilo, a ética, e a construção conjunta dos procedimentos que serão adotados em cada situação.    

  • Interface com ações e projetos                                                                                                                                                                                                           

    atuação das equipes psicossociais possibilita interface e colaboração em ações de diversos projetos e programa da Secretaria de Estado da Educação, como por exemplo, Programa Todos na Escola, Programa SucEsso Escolar, Programa de Fortalecimento de Aprendizagem e Projeto de Vida.

    Portaria nº 108-R, de 08 de novembro de 2019: 

https://sedu.es.gov.br/Media/sedu/pdf%20e%20Arquivos/Portaria%20n%C2%BA108-R%20de%2008%20de%20novembro%20de%202019%20-%20APOIE.pdf