Ações Coletivas

Embora a construção de conhecimento seja uma ação individual, é na relação que estabelecemos com o mundo (família, escola, colegas, ambiente físico, etc.) que atribuímos significados, estabelecemos correlações, refinamos pontos de vista, construímos procedimentos e finalmente, aprendemos. Por conta disso, as equipes Apoie priorizam a atuação de forma coletiva, com o objetivo de valorizar o coletivo e criar espaços de acolhimento, integração e construção de conhecimento.

As ações coletivas têm como objetivo criar espaços de acolhimento e integração, a partir de metodologias como rodas de conversas, oficinas, círculos de diálogos, dentre outras estratégias de construção e troca de conhecimento, prevenção e intervenção, articuladas com as necessidades e potencialidades de cada instituição. Podendo ser realizadas com estudantes, profissionais, familiares.

Dentre essas metodologias, as rodas de conversa se destacam como estratégias de escuta e diálogo, que buscam a substituição o julgamento pelo respeito aos diferentes pontos de vista. Durante esses momentos, os participantes têm a oportunidade de expressar seus pontos de vista e compreender as perspectivas dos outros, promovendo uma compreensão mais ampla e complexa sobre o tema. A regra básica é respeitar as diferentes perspectivas, permitindo que visões diversas coexistam e contribuam para a construção coletiva de conhecimento que seja significativa para o grupo.

Essas práticas contribuem para um maior senso de pertencimento entre os participantes, a construção coletiva de conhecimentos e a criação de uma base ética e acolhedora para as relações na sala de aula.

Os princípios mencionados também se refletem na escolha da disposição circular do grupo, simbolizando uma comunidade conectada e democrática. Dessa forma. o círculo representa a valorização de cada indivíduo, promovendo uma troca mais igualitária de ideias e reforçando a ideia de que cada pessoa desempenha um papel essencial na dinâmica do grupo.

As ações coletivas realizadas pelas equipes-Apoie busca seguir uma estrutura que envolve a apresentação dos mediadores, o estabelecimento de vínculos iniciais, a introdução ao tema escolhido e a discussão propriamente dita.