Consciência Negra

Estamos no mês em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro. Essa é mais uma oportunidade de discussão sobre vários aspectos da equidade de raça no nosso país. Um dos tópicos a ressaltar diz respeito à saúde mental.

No dia 27 de outubro também celebramos o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra. Da mesma forma, a data enseja reflexões sobre questões como a equidade racial nos serviços de saúde e o bem-estar mental.

Em 2009, foi instituída a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) que enfatiza o “[...] reconhecimento do racismo, das desigualdades étnico-raciais e do racismo institucional como determinantes sociais das condições de saúde, com vistas à promoção da equidade em saúde”.

Considerando que 54,9% da população brasileira é negra e que a grande maioria dos estudantes das escolas públicas também, não podemos deixar de falar sobre a realidade racial brasileira e o impacto que isso traz para uma parcela significativa da sociedade que frequenta nossas escolas e como isso afeta as relações e a consequente condição de aprendizagem das alunas e alunos negros.

O Ministério da Saúde publicou uma pesquisa em 2018, revelando que jovens negros do sexo masculino e idades entre 10 e 29 anos são os que apresentam o maior risco de morrer por suicídio. Esse é um exemplo da realidade de como as variáveis população negra x saúde mental x escola se relacionam.

É preciso falar disso de muitas maneiras nos fóruns de discussão na escola!

__________________________________________

A FIOCRUZ, em seu Programa Sala de Convidados, debateu a temática: Saúde Mental da População Negra e Psicologia Preta.

Participam do programa a psicóloga, mestranda em Subjetividade, Política e Exclusão Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), idealizadora do projeto clínico psicoterapêutico "Psicologia em Diáspora" e coordenadora da equipe técnica do Centro de Atenção Psicossocial em Alcântara (RJ) e do projeto social nas escolas, "África em Nós”, Tainara Cardoso; a professora de História, membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros - Sankofa e idealizadora do Saravá CBNB, Projeto Diálogo entre Povos e Giras da Zó, Janete Santos Ribeiro; e a psicóloga, mestre em Psicologia pela UFRJ, fundadora do projeto Sankofa Instituto de Psicologia e pesquisadora autônoma em Psicologia Africana, professora do Curso Ubuntu – Educação em Base Africana, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia e membro da ABPsi – The Association of Black Psychologists, Roberta Maria Federico. Programa exibido em 16 de janeiro de 2020.

CONFIRA NO LINK ABAIXO:

FIOCRUZ - Programa Sala de Convidados - Saúde Mental da População Negra e Psicologia Preta

__________________________________________

Conheça também, e faça o download no link abaixo, a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra:

Política Nacional de Saúde Integral da População Negra

__________________________________________

No site da SEDU você pode encontrar mais informações sobre a Educação para Relações Étnico – Raciais - Comissão Permanente de Estudos Afrobrasileiros – CEAFRO/SEDU

Clique aqui: https://sedu.es.gov.br/educacao-para-relacoes-etnico-raciais

Contato CEAFRO:

ceafro@sedu.es.gov.br