FÓRUNS

Os Fóruns Diálogos promovidos pelas equipes APOIE-SRE representam momentos para a construção de conhecimento e a interação sobre temáticas relevantes ao contexto educacional da regional regional, articulando de maneira abrangente atores provenientes tanto da rede intersetorial quanto da Secretaria de Educação.

A dinâmica desses eventos se caracteriza pela construção e interlocução de saberes, proporcionando um ambiente propício para a discussão de assuntos cruciais para o contexto educacional. O engajamento de diversos participantes enriquece as conversas, trazendo perspectivas variadas e promovendo uma compreensão mais abrangente das questões em pauta.

A atenção à inclusão e diversidade se destaca  principalmente nos eventos presenciais, evidenciada pela presença planejada de atrações culturais de estudantes locais e intérpretes de Libras, em colaboração com os Núcleos Estaduais de Apoio Pedagógico à Inclusão Escolar (NEAPIEs) das Superintendências Regionais de Educação (SREs). 

A amplitude dos públicos-alvo é flexível, permitindo sua realização com toda a comunidade escolar e a rede intersetorial, dependendo do tema em discussão. 

Dentre os temas já explorados, destaca-se a abordagem de questões fundamentais como  sinais de violência em crianças e adolescentes, violência autoprovocada, saúde mental, percepção e reflexão sobre afetos e emoções;manejo da ansiedade, busca ativa escolar, competências socioemocionais, indicadores de aprendizagem, cultura de paz, notificação de violências relação professor-aluno e o fortalecimento do vínculo estudante-escola, abordagem com a família e diversidade sexual e de gênero.

Essa iniciativa evidencia o comprometimento das equipes APOIE-SRE em criar espaços de diálogo enriquecedores, promovendo a construção coletiva de soluções e o fortalecimento da comunidade educacional. Os Fóruns de Diálogos não apenas abordam questões pertinentes ao contexto educacional, mas também consolidam um ambiente de colaboração e aprendizado contínuo.