Mulheres excepcionais no cenário capixaba

Muitas mulheres se destacam na sociedade capixaba na atualidade, em diversas áreas.

No banner que dá acesso a essa página,  aparecem as imagens de algumas delas.

Você as reconhece?

Seguem alguns dados biográficos dessas mulheres especiais, para que você saiba um pouquinho mais sobre elas. Apresentaremos as informações, na sequência das imagens do banner, a começar da primeira carreira de imagem, sempre da esquerda para a direita:

Elisa Lucinda

Elisa Lucinda (natural de Cariacica) é poetisa, jornalista, escritora, cantora e atriz brasileira. A artista foi um dos galardoados com o Troféu Raça Negra 2010 em sua oitava edição, na categoria Teatro . Também foi premiada no cinema pelo filme A Última Estação, de Marcio Curi, no qual protagoniza o personagem Cissa. É uma escritora com vários livros publicados, de poemas, contos e literatura infanto-juvenil.

Ethel Maciel

Graduada em Enfermagem pela Ufes, Ethel Maciel (natural de Baixo Guandu) é mestre em Enfermagem de Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutora em Saúde Coletiva/Epidemiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pós-doutora em Epidemiologia pela Johns Hopkins University. Tem exercido um papel importante nacionalmente, como formadora de opinião e colaboradora de isntituições governamentais, no combate à pandemia do Coronavírus em todo o país.

Camila Valadão

Camila Valadão (natural de Vitória) é uma das duas vereadoras eleitas na capital do ES, juntamente com a vereadora Karla Coser. É também assistente social. Foi candidata ao Governo do Estado do Espírito Santo em 2014, com 21.044 votos, e foi a segunda candidata a vereadora mais votada do seu município nas eleições de 2020.

Gabi Zanotti

Gabriela Maria Zanotti Demoner (natural de Itaguaçu) é uma futebolista profissional brasileira, que atua como meia-atacante. Com passagens pelos Estados Unidos e China, atualmente, joga pelo Corinthians. No cenário nacional, a meio-campista já defendeu as equipes do Santos, Centro Olímpico - onde foi campeã brasileira em 2013 - e Kindermann.

Natália Gáudio

Natália Gaudio (natural de Vitória) é uma ginasta brasileira que compete em provas de ginástica rítmica e é integrante da seleção brasileira de ginástica rítmica individual. Nos Jogos Pan-Americanos de 2015 ficou na 8ª colocação no individual geral.

Bernadete Lyra

Maria Bernadette Cunha de Lyra (natural de Conceição da Barra) é uma escritora e professora universitária brasileira. Licenciada em Letras pela UFES, é doutora em Artes/Cinema pela ECA/USP e pós-doutora pela Universidade René Descartes, Sorbonne - França, 1989. É escritora e professora universitária, nas áreas de literatura e cinema. Foi secretária de Cultura no Espírito Santo.

Jacqueline Moraes

Jacqueline Moraes da Silva (natural de Duque de Caxias/RJ) é uma microempresária e política brasileira e estudante do Curso de Direito. Iniciou sua vida política nos movimentos comunitários e de base. Já foi vereadora no município de Cariacica entre os anos de 2013 a 2016. É a primeira mulher e a primeira cidadã negra a ser eleita como vice-governadora do Estado do Espírito Santo, cargo que conquistou nas eleições de 2018. Milita em vários projetos voltados para defesa das mulheres, como o fórum permanente de debates em favor da erradicação da violência contra as mulheres.