Setembro Amarelo

SETEMBRO AMARELO é uma campanha criada em 2015 com o objetivo de promover a conscientização sobre a necessidade da prevenção ao suicídio. Trata-se de uma ação permanente do CVV (Centro de Valorização da Vida), do CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) para dar vizibilidade ao DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO - 10 de setembro. A cor amarela foi associada a esse dia e às ações do mês de setembro, como marca principal da campanha.

Segundo definição do próprio site da CVV, "a ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa". Assim, nas mais variadas instituições e entidades da sociedade civil e do setor público e privado, durante o mês de setembro, as manifestações do amarelo iluminam e dão brilho à ideia de que é possivel prevenir o suicídio e de que toda a sociedade deve estar envolvida nesse propósito.

Programe você também, com os estudantes de sua escola, alguma ação que fale da proposta, enseje reflexões a respeito e (quem sabe?), talvez, ilumine dias sombrios de alguma criança, adolescente e jovem.

Fontes apoio e orientação:

Assista os vídeos do CVV que tratam dos temas
"Como prevenir o suicídio" e "Cuidados com a nossa saúde mental"
  • Outros vídeos interessantes sobre a temática: