Você sabia que...

...Há vários materiais disponíveis na internet que podem ajudar você a trabalhar com as questões étnico-raciais na escola? Confira alguns links abaixo:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12288.htm

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm

https://novaescola.org.br/conteudo/18710/consciencia-negra-vamos-refletir-sobre-racismo-e-saude-mental
https://www.youtube.com/watch?v=IJcmLHjjAJ4
https://www.youtube.com/watch?v=WDvxMhLNKOI
https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/dicas/o-que-e-e-para-que-serve-o-dia-da-consciencia-negra
https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-da-consciencia-negra.htm
https://almapreta.com/editorias/realidade/por-que-20-de-novembro-e-o-dia-da-consciencia-negra

__________________________________________

... A primeira referência sobre a questão racial na psicologia é o livro Tornar-se Negro (Editora Graal, 1983)?

Desconhecida da maioria das pessoas, inclusive dos profissionais de saúde mental, a psicóloga Neusa Santos Souza é a autora do livro, que traz um estudo sobre a vida emocional dos negros. Santos refletiu sobre como a negação da própria cultura e do próprio corpo atinge a subjetividade de pessoas negras. Você já se perguntou como essa realidade impacta os estudantes negros nas escolas?

__________________________________________

... Existem ainda aquelas expressões que são utilizadas com tanta naturalidade que muita gente sequer percebe a conotação negativa que tem para o negro.

Por exemplo:

 

“Meia tigela”

Os negros que trabalhavam à força nas minas de ouro nem sempre conseguiam alcançar suas “metas”. Quando isso acontecia, recebiam como punição apenas metade da tigela de comida e ganhavam o apelido de “meia tigela”, que hoje significa algo sem valor e medíocre.

“Não sou tuas negas”

A mulher negra como “qualquer uma” ou “de todo mundo” indica a forma como a sociedade a percebe: alguém com quem se pode fazer tudo. Escravas negras eram literalmente propriedade dos homens brancos e utilizadas para satisfazer desejos sexuais, em um tempo no qual assédios e estupros eram ainda mais recorrentes. Portanto, além de profundamente racista, o termo é carregado de machismo.

“Denegrir”

Sinônimo de difamar, possui na raiz o significado de “tornar negro”, como algo maldoso e ofensivo, “manchando” uma reputação antes “limpa”.

“A coisa tá preta”

A fala racista se reflete na associação entre “preto” e uma situação desconfortável, desagradável, difícil, perigosa.

“Serviço de preto”

Mais uma vez a palavra preto aparece como algo ruim. Desta vez, representa uma tarefa malfeita, realizada de forma errada, em uma associação racista ao trabalho que seria realizado pelo negro.

“Mercado negro”, “magia negra” e “ovelha negra”

Entre outras inúmeras expressões em que a palavra ‘negro’ representa algo pejorativo, prejudicial, ilegal.

“Inveja branca”

A ideia do branco como algo positivo é impregnada na expressão que reforça, ao mesmo tempo, a associação entre preto e comportamentos negativos.

Mulata

O substantivo vem de “mula”, animal derivado do cruzamento de um burro com uma égua. Era como as filhas bastardas de homens brancos, geralmente Senhores do Engenho, com mulheres negras, geralmente escravas, eram chamadas. Sobretudo, é um termo racista.

Criado-mudo

O termo usado para nomear o móvel que fica ao lado da cama surgiu de uma das tarefas que os escravos eram obrigados a realizar: segurar objetos para os seus senhores. Por serem proibidos de falar e conversar, eram chamados de mudos. Substitua urgentemente por mesinha de cabeceira.

Ovelha negra

Não precisa parar de escutar um dos muitos hinos de Rita Lee, mas é preciso admitir que esta problematização é conveniente. Afinal, há uma série de expressões aliadas à palavra negra/negro que se tornam pejorativas e representam muitas vezes algo ilegal: ovelha negra, lista negra, mercado negro, magia negra, etc. Fuja delas.

Lista negra

Essa expressão é sempre utilizada de forma negativa. Uma pessoa estar em uma “lista negra” significa que ela está sendo perseguida ou que não poderá mais adentrar em certos ambientes. A palavra negra é colocado nessa afirmação de uma forma pejorativa e, mais uma vez, racista.

Amanhã é dia de branco

E para encerrar, essa expressão que é a mais esdrúxula de todas. Dia de branco é utilizado para se referir a dia de trabalho, responsabilidade e compromissos. Como se só gente branca trabalhasse duro. Isso porque antigamente o trabalho dos escravos não era considerado trabalho e essa ideia perpetua até hoje.

Fazer nas coxas

Não se sabe quando essa expressão entrou em nosso vocabulário, mas a possível origem surgiu na prática de escravos moldarem telhas nas coxas. Como eles tinham corpos de diferentes formatos, as telhas não se encaixavam e, por isso, estariam mal feitas.